| Nossas Redes:

MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO

A missão de uma loja de sanduíches naturais, por exemplo, não é vender sanduíches naturais aos seus consumidores, mas sim, oferecer alimentos balanceados para tornar a vida das pessoas melhor, mais prática e saudável. Esse é ponto. A missão não é sua missão enquanto empresário (vender sanduíches) e sim a missão da sua empresa perante a sociedade.

Afinal, se sua missão for oferecer alimentos balanceados, a escalabilidade de seu portfólio de produtos é muito maior do que sanduíches naturais, não é mesmo? E então, quais os benefícios que o seu negócio traz aos consumidores? Indo por esse caminho será mais fácil definir a missão da sua empresa.

VISÃO

Pense que a visão é como você enxerga o futuro da sua empresa. Aqui você pode traçar objetivos e metas de expansão, crescimento ou consolidação. Aquele mesmo empresário que abriu uma loja de sanduíches naturais pode definir como a visão da empresa abrir duas filiais nos próximos três anos e tornar-se a líder do segmento em sua cidade. Como é possível perceber, a visão de uma empresa deve definir objetivos estratégicos (metas).

Evidentemente, a visão vai mudando com o tempo. Depois de atingir a metas traçadas é hora de se programar para novos desafios. Cuide para não definir uma visão que dificilmente será alcançada, tenha pé no chão para não se frustrar. Mas, também, não pense pequeno, trace metas que faça você sair da zona de conforto.

VALORES

Pense que a visão é como você enxerga o futuro da sua empresa. Aqui você pode traçar objetivos e metas de expansão, crescimento ou consolidação. Aquele mesmo empresário que abriu uma loja de sanduíches naturais pode definir como a visão da empresa abrir duas filiais nos próximos três anos e tornar-se a líder do segmento em sua cidade. Como é possível perceber, a visão de uma empresa deve definir objetivos estratégicos (metas).

Evidentemente, a visão vai mudando com o tempo. Depois de atingir a metas traçadas é hora de se programar para novos desafios. Cuide para não definir uma visão que dificilmente será alcançada, tenha pé no chão para não se frustrar. Mas, também, não pense pequeno, trace metas que faça você sair da zona de conforto.

RESUMINDO

Missão é o propósito de sua empresa existir, a sua razão de ser. Já a visão é a situação em que sua empresa deseja chegar em um período definido de tempo. E os valores são atitudes e comportamentos que devem ser adotados pela empresa e colaboradores nas relações com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Agora lápis e papel na mão para (re)escrever sua missão, visão e valores com algumas dicas:

MENOS É MAIS

Quanto menos você escrever, melhor. Você precisa conseguir transmitir o posicionamento da sua empresa usando o menor número de palavras. Por isso, escreva, reescreva, altere e corte tudo o que for dispensável. Gaste um tempo com isso. Afinal, são essas poucas palavras que vão ajudar a definir o futuro da sua empresa nos próximos anos.

Podemos ajudar você a escrever um texto que consiga transmitir a essência da sua empresa em uma linguagem específica para seu público-alvo. Mas lembre-se: a missão, a visão e os valores é você quem deve definir.